
Nuno Júdice a favor do acordo ortográfico, despedaçou-me o coração...
Mas para cada desgosto, há sempre um remédio qualquer.
E se uma paixão, indesejada ou imerecida, se cura com outra, que venha o próximo.
Vasco Graça Moura é o senhor que se segue.
E de senhor, tem bastante.
De
S a 16 de Abril de 2008 às 22:16
1º Isso é o que você pensa. E o gerúndio enerva-me de uma forma que não consigo explicar.
2º (Vá, eu grito convosco...) Raisparta o Brasil, que vai dominar o mundo dos PALOP. (Já estamos mais calmos? ÓPtimo. Agora é só mudar a sigla para PALOB!)
3º Apesar de não se notar, é de facto um dos motivos pelos quais não durmo há cerca de duas semanas. Onde é que já se viu, escolherem o inglês e o francês!??! (O facto de ter escrito as duas primeiras línguas com maiúscula e a nossa com minúscula, é para reforçar a ideia, ou saiu-lhe assim?)
4º Talvez eu não esteja a utilizar os argumentos certos, então. Não percebo esse e não consigo contextualizá-lo.
5º :)) Desculpe?! Na nossa direcção?! Ah, claro! Mas na vertente "É o bichu, é o bichu, vou ti dévórá", certo?!
Eu digo "para", meu caro. Garanto-lhe.
Mas já agora... diz "de facto", ou "de fato"?
E diz "com a minha amiga" ou "caminha amiga"?
De Zé da Burra.. a 19 de Maio de 2008 às 15:56
Pois é! Embora se escreva "bicho", tanto por cá como no Brasil, a verdade é que o "o" final é um dos casos em que soa como "u".
Eu, como português, escrevo e leio "facto", e pronuncio o "c". Com o acordo, a língua portuguesa passa a admitir duas possibilidades: "facto" ou "fato", conforme pronuncie ou não o "c". Nada de especial: também se diz por cá, por exemplo, "loura" ou "loira"...
Não entendo porque há tanta polémica: o português de há cerca de anos era bem diferente do actual: basta pegarmos num livro de então e facilmente constataremos muitas diferenças gráficas, por exemplo: commissario, auctoridade, offerecer, allemão, commercio, thermometro, affirmar, jury, official, (e o seu plural) officiaes, monarchia, d'elle, d'ella, d'este d'aquelle, n'esse, n'essa, pharmacia, elephante, sêco, Victor, Luíz, Benguella, Mossamedes, Pôrto, Cintra, Cezimbra, Barca d'Alva...
Comentar post